O Instagram se tornou uma das redes mais populares dos últimos tempos e o Brasil já ocupa o segundo lugar no ranking global de número de usuários. Ao todo são mais de 1 bilhão de usuários ativos na plataforma.
A Opinion Box realizou uma pesquisa em 2019 e descobriu alguns dados interessantes:
E não para por aí, a plataforma segue em ritmo acelerado de crescimento.
Sendo assim, porque não utilizar o Instagram para divulgar e vender seus produtos e serviços?
Muitas marcas utilizam as redes sociais como parte importante de suas estratégias online e o Instagram pode se tornar um canal muito lucrativo para o seu negócio.
Criar um perfil do seu negócio no Instagram e começar a fazer publicações é apenas o primeiro passo, porém apenas isso não é suficiente para conquistar clientes e fazer mais vendas.
A venda é consequência de um conjunto de ações que devem ser bem planejadas e executadas, caso contrário seu perfil será apenas mais um nesta grande rede.
Aqui estão alguns passos importantes a serem seguidos:
1. Otimize o perfil:
Tente transmitir através do seu perfil as principais informações sobre a sua empresa. Indique quais são seus produtos ou serviços e descreva brevemente o que os torna únicos e como entrar em contato com você. Insira um link para o seu site e verifique se o link está ativo. Também é uma boa ideia usar emojis.
Um perfil bem otimizado é importante para informar ao usuário que chega sobre o que é o seu negócio e o que ele vai encontrar ali.
2. Analise os concorrentes
Uma excelente forma de ?encurtar? o caminho para o sucesso é pesquisar os concorrentes e analisar suas estratégias: o que estão postando, qual o formato de post utilizam, qual o nível de engajamento estão conseguindo. Toda informação deve ser analisada, pois servem de insights para criação de ações eficazes.
3. Identifique o perfil do seu público alvo
Identificar o perfil do seu público é uma das partes mais importantes de todo o processo, pois é isto que irá nortear as ações de marketing e vendas.
Você precisará não apenas descrever as características sociodemográficas e comportamentais, mas também determinar as necessidades individuais de cada segmento. Que problema as pessoas querem resolver com a ajuda do seu produto ou serviço? Isso permitirá que você escreva uma mensagem mais adequada ao público.
Um dos maiores erros que vários profissionais cometem é achar que conhece o seu público e tomar decisões em cima de ?achismos?.
Sem um direcionamento com base em dados será muito difícil definir uma abordagem correta.
Onde encontrar informações para traçar o perfil:
- faça pesquisa com os clientes
- pesquise sites, revistas e publicações do nicho
- participe de fóruns
- converse com o SAC
- converse com a equipe de produção
Se quer conseguir mais clientes no Instagram ou em qualquer outra rede social, comece agora mesmo a definir o perfil do seu público alvo.
4. Crie conteúdo relevante
Se você conhece o seu público fica muito mais fácil criar conteúdo relevante.
Todo conteúdo criado deve ser voltado a atender às reais necessidades do seu potencial cliente, e como resultado o seu post terá maiores chances de gerar engajamento, alcance e de conquistar mais seguidores.
Sabendo o que o seu público de fato quer você poderá direcionar a criação do conteúdo para atingir seus objetivos.
5. Interaja com o publico
As redes sociais não devem ser utilizadas como uma via de mão única. É importante interagir e criar um relacionamento com a sua audiência. Dessa forma responda aos comentários nas postagens, se possível mencione os usuários nas respostas, mostre que você está presente e que se importa com eles.
6. Use Hashtags corretamente e com moderação
O uso das hashtags é uma excelente estratégia para gerar mais engajamento, atingir o público alvo e ganhar mais seguidores, mas apesar do Instagram permitir o uso de 30 hashtags por post não é recomendado o uso de todas elas, pois pode deixar o seu conteúdo poluído e causar confusão nos seguidores.
Para fazer o uso correto das hashtags certifique-se que sejam relevantes ao post e que descreva a ideia principal.
Para encontrar as melhores hashtags pesquise a concorrência e os influenciadores do seu nicho e veja quais eles estão utilizando, inclua uma hashtag com o nome da marca ou outra que seja exclusiva, use hashtags locais para atrair usuários perto de você.
7. Publique com regularidade
Manter a regularidade nas postagens é fator importante para manter a conexão com sua audiência e a melhor forma de manter essa frequência é se planejando com antecedência.
Para isto crie um calendário editorial e programe as suas postagens. Uma excelente plataforma para esta tarefa é o MLabs.
8. Utilize depoimentos
Uma das maneiras mais fáceis de gerar credibilidade e confiança para sua marca é postando depoimentos reais de clientes que tiveram suas vidas transformadas e que se beneficiaram de alguma forma com seus produtos ou serviços.
A recomendação através de um depoimento, muitas vezes, é um dos principais critérios utilizados pelos consumidores para se decidir por uma compra.
Não há nada melhor do que os próprios clientes falando sobre você de maneira autêntica.
9. Invista em anúncios pagos
O anúncio é o meio mais rápido de divulgar o seu perfil, conquistar mais seguidores e conseguir mais engajamento nas suas postagens, principalmente se o perfil é novo. O alcance orgânico está cada vez mais baixo e ficar dependendo disso é como dar um tiro no pé.
10. Analise as métricas
Para ter acesso aos dados do Instagram Insights é preciso ter uma conta comercial. Com ela será possível analisar informações como: gênero, faixa etária, localização, quais publicações teve maior visualização e quais geraram mais engajamento, além do número de alcance e impressões.
Através destas informações você conhecerá um pouco mais sobre seus seguidores e as pessoas que interagem com o seu negócio no Instagram, além de mostrar qual conteúdo as pessoas mais gostam.
Agora você já pode aplicar estas dicas no perfil do seu negócio para atrair clientes no Instagram e fazer mais vendas.
Não é fazendo posts bonitinhos e postando de forma aleatória que você vai conseguir ter resultados. Isso não funciona.
E lembre-se, todas essas as ações fazem parte de um processo e as vendas vem por consequência de um trabalho bem planejado e executado.
Se precisar de ajuda para criar, planejar e executar todo o processo, entre em contato.